Os trailers estão arruinando os filmes?

avatar
(Edited)

Mandatory

Quando o assunto é fazer uma campanha de marketing com foco na divulgação de filmes, uma das táticas principais ainda é apostar nos velhos e famosos trailers. Não há como desafixar a ideia de que apresentar um pouco da história dos filmes ao longo de teasers trailers (mais curtos) e trailers completos (mais longos) ainda é uma das primeiras medidas que os estúdios e produtores definem como prioridade.

Muitas outras ideias fazem parte de um boa estratégia de marketing para promover um filme. Apenas para citar outros exemplos: agendar participações em talk shows famosos, propagandas na TV aberta e por assinatura, campanhas em plataformas digitais e materiais promocionais, como pôsteres e fotos oficiais dos filmes (ou de seus bastidores) também estão na linha de frente. Mas por alguma razão, os trailers criaram uma raiz mais forte e acabam sendo o tipo de material mais esperado pelo público para que eles possam se interessar pelos filmes.

Cada vez mais percebendo essa demanda do público, os estúdios estão investindo em novas apostas para criar novas formas de editar e promover trailers (que estão cada vez mais estilizados e tentando conversar com mais propriedade com quem está do outro lado da tela). Se for feito um comparativo com os trailers de décadas atrás com os trailers mais recentes, nota-se a grande diferença nesse espaço temporal.

Como já era esperado, é claro que com a evolução da tecnologia e dos interesses de um público cada vez mais exigente e mais ciente do que quer assistir (e o fator do alto preços dos ingressos ajuda nesta questão), os estúdios teriam que encontrar uma foram de revitalizar a ideia por trás da produção dos trailers porque não se trata apenas de mais um amontoado de cenas. Então, o resultado chegou... Mas será que ele foi benéfico para os filmes?

Giphy

Bom, é impossível negar negar o quão diferentes os trailers mais modernos são, mas até onde essa ousadia de inovação vale à pena? Estaria a magia dos filmes sendo quebrada pela falta de expectativa em assistir algo novo nas salas de Cinema porque os trailers estão mostrando informações demais?

Na minha opinião, a resposta é um tanto quanto óbvia para aqueles que acompanham o Cinema mais de perto... Sim, os trailers estão sendo repaginados para apresentar uma nova perspectiva sobre os filmes com a intenção de se modernizar e atrair um público maior, mas tudo está sendo tratado de forma muito exagerada e anulando o fator "surpresa" que normalmente as pessoas esperam ter quando elas assistem a um filme. Então, essa estratégia não tem valido à pena.

Não é incomum assistir a um trailer com uma média de 2 minutos onde todas as informações principais (ou cenas mais impactantes) já foram relevadas. Logo, a experiência de assistir a um determinado filme se torna chata e desinteressante... Quase como se não houvesse mais a necessidade de ter que assistir ao filme inteiro (especialmente ter que ir ao Cinema para isso).

Além do excesso de informação (que por si só, já é um problema bem acentuado), o trabalho realizado com a edição de cenas às vezes é tendencioso e cria uma falsa expectativa nos futuros espectadores (algo que normalmente causa muita frustração... porque as pessoas esperam assistir uma coisa e acabam assistindo outra completamente diferente).

Particularmente falando, eu já tive algumas experiências ruins com alguns trailers (e foi algo ainda mais chato porque eram filmes que eu estava muito ansioso para assistir) e hoje em dia, eu praticamente não assisto mais a nenhum dos trailers finais, limitando-me a assistir apenas aos teasers trailers. Eu considero isso como sendo algo mais do que suficiente para evitar futuras frustrações.

VideoHive

Por outro lado, um aspecto que eu acho bem interessante é a forma como alguns dos estúdios estão anunciando os seus trailers. Não se trata apenas de lançar o trailer na internet, é sobre criar um verdadeiro evento com o objetivo de gerar uma grande expectativa no público anunciando datas, liberando pequenas prévias e invadindo eventos de relevância considerável dentro do mundo do entretenimento.



0
0
0.000
0 comments