O Estruturalismo como ciência - Claude Lévi-Strauss

avatar

img_0.3686414110522382.jpg

Claude Lévi-Strauss (1908 - 2009) fez contribuições inestimáveis à Teoria do Conhecimento.

Dizia que "se tornou" antropólogo, para fugir da filosofia. Argumentava que não foi muito bem uma escolha, era o único caminho que ele viu como possível para sua formação.

Defendeu o estruturalismo para lidar com fenômenos mais complexos. Abordava que a redução aos fenômenos elementares não deveriam ser compreendidos isoladamente, mas na busca de "tentar compreender que tipo de sistema original formam seu conjunto".

O trabalho de muitas disciplinas do conhecimento não era somente reduzir os fenômenos, mas também articulá-los em conjuntos mais complexos. Uma busca incessante de organizar o caos.

Não era partidário do conhecimento científico como místico, mítico ou mesmo do cientificismo. Para ele, como para todo bom cientísta, cada nova resposta, abria mais perguntas.

Hoje em dia ainda estamos diante de muitas questões. O que é ciência? Como se faz ciência? Quais métodos? Como tornar acessível à linguagem popular sem perder seu rigor? Como dar acesso à população ao pensamento científico?

E por aí vai...

O que não é o mesmo que negar a ciência, como vemos em alguns períodos mais rudes da humanidade, como o que estamos vivendo.

Tamanho impacto do seu pensamento, ainda reverbera em diferentes áreas do saber, no mito do conhecimento filosófico-científico.


Trecho: Mito e Significado - Claude Lévi-Strauss - Ed: University of Toronto Press, 1978 -Tradução de Antônio Marques Bessa.



0
0
0.000
0 comments