Um pouco sobre BSC

avatar

Com o lançamento do CubFinance pela LeoFinance, a Binance Smart Chain (BSC) vem sendo muito comentada. A Binance Smart Chain (BSC) é o irmão gêmeo da Binance Chain (BC).



Fonte: Uma Introdução à Binance Smart Chain (BSC)

A própria Binance tem sua área de ensino bem legal chamada Binance Academy, com explicações didáticas e em diferentes línguas, incluindo português.

Resolvi trazer o artigo Uma Introdução à Binance Smart Chain (BSC), que é bem explicativo sobre o funcionamento da BSC, e o motivo da sua criação.

Vou ressaltar alguns pontos aqui...

  • Escalabilidade
  • Taxas
  • Dapps
  • Soluções interblockchain's - Compatibilidade Cross-Chain
  • Segurança

Antes importante lembrar que a partir do Ethereum, inicia o tempo dos contratos inteligentes, que exige mais poder computacional do que o Bitcoin. Quem fornece o poder computacional? Quem paga pelos custos? É uma complexidade imensa manter uma rede online sofrendo ataques o tempo todo, e ainda com imensos valores em jogo.

Escalabilidade

O problema de escalabilidade é sempre um tensão entre as blockchains. Foi uma grande queixa de investidores institucionais ao Bitcoin, e principalmente ao Ethereum, como ficou exposto na famosa congestão com jogo Cryptokitties. De lá para cá muita coisa foi pensada e realizada, diversas soluções existem. A BSC foi uma das soluções encontrada pela Binance para seu negócio, visando principalmente os dapps e absorver os contratos Ethereum, agora muitos outros contratos inteligentes vem sendo contruídos na própria BSC. Um famoso é a ThorChain com o token Rune, esse vai dar muito o que falar ainda.

Taxas

Como a Binance fez um protocolo próprio, mas utilizando o ECR20, código compatível com rede Ethereum. Tem consenso próprio, e regras próprias. Uma delas são as taxas, que são em Binance Token(BNB), bem mais barato que na rede Ethereum até o momento. Isso abre uma grande porta para a rede Ethereum, sem precisar pagar as taxas exorbitantes de transação em ether da Ethereum.

leo.png

Dapp's

Os Aplicativos Descentralizados (dapp's) passaram a ser um grande foco a partir da criação dos contratos inteligentes. Diferentes e complexos contratos exigem bastante poder computacional e escalabilidade para não congestionar. O objetivo da BSC foi introduzir os dapp's em seu ecossistema, sem prejudicar o alto rendimento da Binance Chain.

Soluções interblockchain's - Compatibilidade Cross-Chain

A Binance Smart Chain (BSC) tem é complementar à Binance Chain. Ao contrário da Binance Chain, a BSC possui funcionalidade de contrato inteligente e compatibilidade com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Isso possibilita o acesso a toda rede de dapps rodados na EVM e BSC, como estamos acompanhando com a CubFinance.

Segurança

Se uma blockchain já tem uma complexidade de validação e segurança, duas blockchain's irmaes, validando dados entre elas, e entre outras blockchain's como Ethereum, estamos diante de uma segurança por diferentes blockchain's. Isso é muito importante. É o próprio discurso da LeoFinance quando diz que tem o diferencial de muitas DeFi's, quando tem registo de 2 anos na Hive. Agora vai ter em mais blocos de diferentes redes.

Para quem quiser ir mais a fundo deixo aqui o whitepaper da BSC.

Utilizo o MetaMask para utilizar a BSC, essa semana trago mais como configurar o MetaMask.

Até mais!

Posted Using LeoFinance Beta



0
0
0.000